Como
Estrelas na Terra: Toda Criança é Especial
Trabalho
apresentado para 3ª avaliação da disciplina de Pesquisa Educacional,
do curso de Ciências Sociais, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte,
ministrada pela Prof. Mr. Eric Vinicius Santos Gomes.
Como Estrelas na
Terra: Toda Criança é Especial
Resenha
A obra cinematográfica produzida
por Aamir Kham, elucida a história de Ishan um menino menor de 10 anos de idade.
Deslexo e cheio de alegria, sonhador e talentoso na pintura. Mora na índia com
os pais e o irmão mais velho que sempre se desempenha bem nas atividades
escolares.
De família
economicamente favorável, Ishaon, frequenta boas escolas, mas não se desenvolve
na leitura e escrita por isso fica fadada ao fracasso escolar. Nem a família ou
a escola percebe ou talvez desconheça que o problema do garoto é uma
necessidade especial, nisso repetente por 3 anos no terceiro período colegial.
Como a burocracia da escola é rigorosa, impede sua permanência na
instituição. O pai, preocupado em prepará-lo
para o mundo competitivo, coloca-o no internato no meio do ano letivo, tornando
complicada a vida de Ishaon, pois não consegue se socializar com a turma, nem
atender as expectativas da escola que aplica uma metodologia rigorosa com o
lema ordem, disciplina e trabalho, por isso os professores punem com castigam e
o ridiculariza em público, consequentemente, o menino fica depressivo. A partir
de então, Ishaon ignora as ligações da família, perde a alegria de viver, se
distanciando do único colega e de todos.
Com a saída do rude professor
de arte, o clima na aula de arte recebe o método construtivista, com a chegada
do substituto, o professor Nikumb, visto que traz experiências com crianças
portadoras de necessidade especiais. Logo, Nikumb percebe que há um problema em
Ishaon. Ao investigar a trajetória escolar e familiar descobre que o garoto tem
dislexia, o qual revela para a família, mas o pai não consegue compreender. Sensibilizado,
levantou em autoestima do menino apresentou artistas que se destacaram na
ciência e na arte mesmo com problemas para aprender. Nikumlo cria situações de
aprendizagem que revela o talento e a capacidade para superar a dificuldade. O ápice
foi o concurso de pintura, momento em que toda comunidade escolar e extraescolar
reconhecida a maior aptidão do Ishaon, o pupilo se rendeu ao mestre e deu um salto
significativo na sua recuperação.
Crítica
Este filme explana situações
semelhantes percebidas tanto no seio de famílias com nas escolas da nossa sociedade.
Os pais, na correria diária não têm tempo para atender as necessidades do/a
filho/a e passa para a escola a responsabilidade de formar o cidadão
preparando-o competitivamente para o mercado capitalista, ignorando ainda, caso
exista, as necessidades especiais. Na maioria das vezes, a escola tem uma proposta
de ensino desvinculada com os casos especiais de aprendizagem, ou muitas vezes,
a proposta até sinaliza para isto, mas na prática, essa minoria de alunos com
necessidades especiais fica camuflada e sufocada em meio à maioria “normal”.
Mas, necessário se faz, que os professores atuem com atitude como a do
professor Nikumb. Qualificado no conhecimento, no método, na avaliação e na
sensibilidade de resgatar vidas. Oportunizando, portanto, o aprender a conhecer
e aprender a fazer[1].
Referência
Bibliográfica
DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da
educação. In: Educação: um tesouro a
descobrir. São Paulo: Cortezo. p. 89-102, 1996.
http://aprenmatematica.blogspot.com.br/2011/03/filme-como-estrelas-na-terra-toda.html. Acessado
em 30/10/2013
KHAN, Aamir. Como
Estrelas na Terra: Toda Criança é Especial. Estúdio/Distrib:
Aamir Khan Productions. Índia: 2007. 128 minutos.
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